Terra dos Avós
saiba mais

Sobre nós

Terra dos Avós Azeite

O projecto “Terra dos Avós” nasceu da vontade de fortalecer as raízes que nos unem à terra dos nossos avós e assim, criarmos as raízes para ligar os nossos filhos, à terra dos seus avós.

Sentindo a importância da ligação às origens, ao genuíno, à qualidade e SABOR, à liberdade associada ao meio rural, ao campo, à terra, nasce o conceito da nossa marca, transbordando o que todos sentimos em relação às nossas origens, à maior qualidade do antigamente, à arte de saber fazer com SABOR, dos nossos avós.

Venha descobrir através de sabores genuínos, tradicionais e de grande qualidade, a Terra dos Avós.

conheça

A nossa história

Ucanha, é a Terra dos Avós de várias gerações da família.
Perdida num vale encantado, esta aldeia histórica com cerca de 9 séculos de existência, é a mais antiga das redondezas e outrora a porta de entrada para as Terras de Cister.

Tem como cartão de visita, a torre e a ponte romana que foi classificada como a mais bela ponte medieval Portuguesa.
Jóias do património edificado Português e imagem de uma região desconhecida para muitos, mas cheia de imagens, cheiros e sabores a descobrir.

Terras de​ Cister

Nas Terras de Cister, assim conhecidas devido à forte influência que a antiga Ordem Religiosa tinha na região, onde se instalou, o clima tem forte influência continental, com verões quentes e secos, e invernos rigorosos, longos e frios.

Os solos são predominantemente graníticos areno-argilosos e pobres em calcário, por vezes xistosos, com erosão acentuada e ácidos, com reduzida capacidade de retenção de água e situam-se entre os 500 e os 1000 metros de altitude. A altitude e a características dos solos, proporcionam aos produtos da região características únicas.

Os vinhos e principalmente os espumantes, a maçã, a cereja, a castanha, o mel, a baga de sabugueiro são importantes motores da economia local.

A montanha e a existência de rebanhos, principalmente de cabra, permitem também a obtenção que queijos de qualidade excepcional.

A influência da Ordem de Cister e a existência vários conventos e mosteiros de várias ordens religiosas, tiveram também uma grande importância na definição do património gastronómico da região.

São todos estes produtos, de características inigualáveis que vos propomos conhecer.

Terra dos Avós Ucanha

O nosso propósito

O nosso propósito é o de preservar e manter vivas as tradições, o saber fazer dos nossos avós.

Num mundo cada vez mais global e standardizado, procuramos aquilo que é mais genuíno, e fazer sentir, através do cheiro, da cor e do sabor, aquilo que Portugal tem de melhor para oferecer, as memórias da nossa identidade, memórias com sabor.
Queremos fazer a diferença na vida das pessoas, dos pequenos produtores que connosco colaboram e das comunidades onde estão inseridos, das pessoas que experienciam os nossos produtos, preservando o melhor de nós e ligando as pessoas através das gerações.

Terra dos Avós Azeitonas

A nossa missão

Comercializar marcas de proveniência local, com elevado valor emocional entre gerações, que sejam o espelho da confiança e genuína cultura gastronómica portuguesa, proporcionando momentos de partilha e construindo memórias com sabor.

Terra dos Avós Ucanha
Terra dos Avós Ucanha